Plano e Orçamento 2021

Este é o último "Plano e Orçamento" que vem a esta Assembleia, para analise, discussão e votação, neste mandato e verificamos que continua na mesma linha dos anteriormente apresentados.

Continuamos a constatar as mesmas falhas e carências que temos vindo a assinalar e que, aquando da discussão do Relatório e Contas, verificamos que tínhamos razão nas preocupações e observações então manifestadas.

É um "Plano e Orçamento" que mais uma vez demonstra uma falta de estratégia de desenvolvimento integrada e mobilizadora, em que os Investimentos/Medidas propostos não têm enquadramento financeiro para os concretizar e as receitas orçamentadas continuam inflacionadas.

No entanto, e por vivermos tempos extraordinários provocados pela pandemia Covid-19, o "Plano e Orçamento" para 2021, merece da nossa parte uma atenção redobrada no que diz respeito aos seus prossupostos e às medidas que este executivo pretende usar para materializar as propostas que apresenta.

As políticas orçamentais para 2021 terão de ter como foco principal a ajuda na recuperação do tecido empresarial do concelho, às situações de carência familiar e no apoio ao associativismo.

A execução deste orçamento deverá ter como políticas principais as que servirão para auxiliar as famílias, as empresas e as associações nas situações de carência económica e material, que se perspetivam, provocadas pela pandemia Covid-19.

Neste sentido, convidamos o executivo a revisitarem os planos PAMEL e PASSO proposto pelo Partido Socialista, com medidas que visam mitigar os efeitos económicos provocados por esta pandemia. Se no verão passado entendíamos que faziam sentido, hoje temos a certeza que as propostas contidas nestes dois documentos podem ajudar, em muito, o tecido sócio/económico do concelho.

Da leitura do "Plano e Orçamento" para 2021 constatamos que as questões relacionadas com a resposta a esta problemática, estão nele vertidas. Nem sempre muito claras nos objetivos e meios financeiros associados, mas queremos realçar o facto de estar presentes nas preocupações deste executivo.

E é sobretudo esta preocupação que pretendemos realçar. Tudo o resto, como já referido, é mais um orçamento na linha dos apresentados nos anos anteriores.