Declaração de voto relativa ao Relatório e Contas de 2018 (23/04/2019)
Inserir subtítulo aqui

O Grupo Municipal do Partido Socialista, tendo votado contra o ponto 4) da Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, de 23 de Abril de 2019, vem apresentar a seguinte declaração de voto:

As contas que estamos a discutir nada têm a ver com o Plano e Orçamento para 2018, apresentado nesta Assembleia.

Em primeiro lugar, chamamos a atenção para as modificações feitas ao Orçamento durante o ano de 2018, em que se verifica uma correção da receita na ordem dos 6.443.000,00 €, o que se traduz no desaparecimento de mais de 1⁄4 da receita orçamentada inicialmente.

Sendo que, as rubricas sujeitas a correção foram aquelas para as quais o Partido Socialista chamou a atenção no momento da discussão do Plano e Orçamento. Pelo que, apesar de à altura não ter sido reconhecido pelo executivo PSD o empolamento do Orçamento, certo é que o vieram corrigir durante o ano de 2018.

Poderíamos aqui aprofundar as habilidades financeiras do executivo PSD, patentes nas contas apresentadas, as quais, aliás, foram admitidas pelo Sr. Presidente da Câmara. Todavia, mais importante do que isso é salientar a notória falta de estratégia do executivo PSD para resolver os problemas estruturais do nosso concelho.

As opções de alocação dos recursos financeiros disponíveis por parte deste executivo PSD não se mostram capazes de resolver as fragilidades do concelho, designadamente a perda progressiva e acentuada de população, a debilidade do tecido empresarial, a incapacidade de atrair investimento, o que se traduz num concelho cada vez mais pobre, mais envelhecido e mais distanciado do caminho do desenvolvimento.

Por estas razões, manifestamos o voto desfavorável ao Relatório e Contas do exercício de 2018.